Programas Ocupacionais
Programa de Conservação Auditiva – PCA
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é o conjunto de atividades que visa prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais por meio de um processo dinâmico, com oportunidades de melhoria contínua, o qual desenvolve atividades planejadas e coordenadas entre as diversas áreas envolvidas na organização.
Quais os objetivos e benefícios do desenvolvimento do PCA por uma empresa?
- Atender a legislação trabalhista e previdenciária;
- Respaldar a empresa nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamatórias trabalhistas;
- Obter ou manter certificações relacionadas à saúde, segurança, meio ambiente e qualidade;
- Adequar os gastos da empresa com adicionais de insalubridade e aposentadoria especial;
- Estabelecer medidas preventivas eficazes para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais;
- Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo os efeitos extra-auditivos relacionados à exposição aos níveis de pressão sonora elevados;
- Identificar trabalhadores com problemas de ouvido e audição não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico, tratamento e documentação do caso;
- Desenvolver estratégias coletivas e individuais eficazes para redução da exposição dos trabalhadores aos riscos para perda auditiva no trabalho;
- Desenvolver conhecimento sobre conservação auditiva e estimular atitudes empreendedoras nos trabalhadores, tornando-os mais cooperativos e satisfeitos.
A OFÍCIO – QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO tem experiência na implantação e desenvolvimento das etapas do PCA em empresas de diferentes ramos de atuação em vários Estados do Brasil.